Sexta, 11 24th

Last updateQui, 23 Nov 2017 5pm

23 de Novembro - Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil

Dia 23 de novembro é a data nacional de Combate ao Câncer Infantil, instituida pela a Lei n° 11.650 de 2008. Esse dia tem por finalidade promover ações preventivas, conscientização e educação sobre a doença em toda a sociedade com objetivo de reduzir os altos índices de óbitos decorrentes dessa doença ao redor do mundo.

 O câncer infantil corresponde a um grupo de doenças que têm em comum proliferação descontrolada de células anormais, a qual pode ocorrer em qualquer local do organismo. Entre os tipos mais comuns da doença nessa faixa etária estão leucemia, tumores do sistema nervoso central e linfomas. Em crianças são mais comumente atacadas as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Por isto, a prevenção torna-se ainda mais complicada e o foco volta-se  para o diganóstico precoce e o tratamento.

É preciso estar atento ao aparecimento de sintomas que podem ser sinais da doença, tais como: perda de peso; manchas roxas e sangramento pelo corpo sem machucados; vômitos acompanhados de dor de cabeça; diminuição da visão ou perda de equilibrio; caroço em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga; palidez; febre prolongada sem causa identificada; dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços e  crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local. Caso o seu filho(a) apresente esses sintomas procure um especialista. Lembre-se de que o tratamento só se inicia após o diagnóstico confirmado. Quanto mais cedo for a procura pelo médico, maiores serão as chances de cura.

Você está aqui: Home O Hospital Notícias 23 de Novembro - Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil