Sexta, 08 18th

Last updateTer, 15 Ago 2017 10am

Boa parte dos acidentes de trabalho na área da saúde pode ser evitada

Segundo a enfermeira do trabalho do Hospital do Câncer de Londrina Millena Oliveira, zelar pela segurança do ambiente de trabalho é um dever de todos

Comemora-se nesta quinta-feira (27) o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho. Segundo a Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes (ABPA), a data lembra a luta dos trabalhadores por melhorias na segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho - ferramenta desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) - de 2012 até hoje foram registrados mais de 3 milhões de acidentes de trabalho no Brasil.

Para as empresas, em especial as de médio e grande porte e que desempenham atividades de risco, o cenário mostra-se desafiador.

O Hospital do Câncer de Londrina é uma destas empresas: possui mais de 850 funcionários e atua na área de saúde, propensa aos acidentes de natureza biológica.

Para atuar neste contexto, o HCL conta, há 18 anos, com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Antes disso a atividade era terceirizada. 

O serviço, que passou por um processo de reestruturação recente e hoje é coordenado pelo engenheiro de Segurança do Trabalho Vladimir Mendes, está diretamente ligado ao setor de Recursos Humanos. Seu objetivo é promover a saúde do trabalhador e conscientizá-lo sobre a importância da prevenção dos acidentes no ambiente institucional.

O SESMT conta ainda com três técnicos em Segurança do Trabalho – Sarah Alves da Cunha, Douglas da Silva Freitas e Marlene Alves Tote Trindade –, a enfermeira do trabalho Millena Oliveira e o médico do trabalho Jonilson Favareto.

Millena explica que a maior parte dos acidentes de trabalho na área da saúde acontece por ato inseguro por parte do trabalhador. Ou seja, muitos deles podem ser evitados. Daí a importância de os empregadores adotarem uma postura de prevenção. 

“Não queremos ser um instrumento de punição, por isso trabalhamos no sentido preventivo, sensibilizando os colaboradores para a importância de tomar atitudes que garantam a sua segurança, do seu colega de trabalho e do paciente”, explica.

Segundo a técnica em Segurança do Trabalho Sarah Alves da Cunha, os benefícios também se estendem ao empregador.  “Adotar uma postura preventiva garante à empresa muitas vantagens: gera um ambiente de trabalho mais saudável, resulta em menos gastos e menos afastamentos e, portanto, em uma equipe mais engajada”.

Além do discurso, os próprios indicadores atestam a importância e relevância do SESMT dentro do HCL: nos últimos dois anos, concomitante com o aumento do quadro de profissionais do setor, o hospital registrou redução de 37,83% nos acidentes de trabalho.

Como resultado, o ambiente organizacional vem ficando mais saudável e aberto ao debate.

Muito disso está relacionado, segundo o SESMT, à visibilidade que o tema vem ganhando na mídia e, internamente, às medidas adotadas em prol da saúde e segurança do trabalhador, entre elas o oferecimento de ginástica laboral e a efetividade da atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA). 

Formada por trabalhadores de vários setores, eleitos a partir de votação e por indicação da diretoria, a CIPA tem como principal objetivo promover a conscientização sobre a importância da prevenção dos acidentes.

“A CIPA acaba sendo uma extensão do SESMT. Por reunir trabalhadores de vários setores e vários turnos, a comissão acaba chegando onde o setor, por si só, não consegue”, explica Millena.

Além disso, os “cipeiros”, como são chamados os integrantes da CIPA, tornam-se referência e exemplo para os demais colaboradores. 

A última eleição da CIPA do HCL aconteceu recentemente e atualmente é presidida pelo analista de Registro de Câncer e Estatística Ademir Cirino Filho. Os novos integrantes passaram por capacitação e tomaram posse no início de julho. Foram quatro dias de treinamento, que incluíram conhecimentos sobre primeiros socorros, como proceder em casos de contaminação e até combate a incêndio.

O SESMT do HCL oferece ainda um serviço de acompanhamento aos colaboradores portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e até às colaboradoras grávidas.

Além disso, os trabalhadores são acompanhados de perto pelo médico Jonilson Favareto. Sempre que o colaborador se ausenta por motivos de saúde, é necessário que ele consulte o médico do SESMT, que avaliará seu quadro, confirmando ou não a volta às atividades.

Diante de números alarmantes em relação à saúde mental no contexto mundial, o hospital também se preocupa em oferecer apoio psicológico aos colaboradores. Caso o médico do trabalho identifique determinados sintomas, o trabalhador é direcionado para clínicas parceiras, onde recebe o tratamento psicológico adequado sem custo algum.

Apesar de todas as medidas de conscientização e prevenção, para a enfermeira Millena, é importante frisar que promover a saúde e segurança no ambiente de trabalho não é um dever apenas do SESMT ou da CIPA, mas sim um dever geral. “A responsabilidade está nas mãos de cada um. Todos podem fazer a sua parte para gerar um ambiente mais seguro e saudável para si e para quem está a sua volta”.

A diretoria do hospital ressalta ainda que a atuação do SESMT é importante para o processo de acreditação hospitalar, avaliação aplicada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e que certifica serviços de saúde. 

Neste contexto, não se objetiva apenas a segurança do paciente, mas também dos colaboradores, corpo clínico, voluntários e de todas as pessoas que, direta ou indiretamente, utilizam a instituição.

Assessoria HCL

 

Treinamento CIP...
Treinamento CIPA 2017 Treinamento CIPA 2017
Treinamento CIP...
Treinamento CIPA 2017 Treinamento CIPA 2017
Treinamento CIP...
Treinamento CIPA 2017 Treinamento CIPA 2017
Treinamento CIP...
Treinamento CIPA 2017 Treinamento CIPA 2017
Treinamento CIP...
Treinamento CIPA 2017 Treinamento CIPA 2017
Treinamento CIP...
Treinamento CIPA 2017 Treinamento CIPA 2017
Treinamento CIP...
Treinamento CIPA 2017 Treinamento CIPA 2017
Treinamento CIP...
Treinamento CIPA 2017 Treinamento CIPA 2017
Treinamento CIP...
Treinamento CIPA 2017 Treinamento CIPA 2017
Treinamento CIP...
Treinamento CIPA 2017 Treinamento CIPA 2017

Você está aqui: Home O Hospital Notícias Boa parte dos acidentes de trabalho na área da saúde pode ser evitada