Quinta, 05 24th

Last updateQui, 17 Mai 2018 10am

Ginástica laboral promove qualidade de vida dos colaboradores do HCL

Desde 2005, o Hospital do Câncer de Londrina oferece ginástica laboral a seus colaboradores. Segundo o Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região do Estado do Paraná (CREF9-PR), a atividade contempla a realização de “exercícios físicos planejados e dinamizados por profissionais de Educação Física, no próprio local de trabalho, durante o horário de expediente, de acordo com as características da atividade desempenhada em cada função”.

Entre os objetivos da ginástica laboral estão o aumento da disposição e eficácia no trabalho, a minimização dos vícios posturais, a melhora na flexibilidade e mobilidade articular e a prevenção da fadiga muscular. No HCL, a atividade é realizada três vezes por semana em cada setor durante cerca de quinze minutos.

Segundo a técnica em Segurança do Trabalho Marlene Trindade, a implantação da ginástica laboral trouxe benefícios tanto para o trabalhador quanto para a instituição. “Notamos uma redução significativa no número de atestados e no nível de dor dos colaboradores, especialmente no caso daqueles que são assíduos na atividade”.

A frequência dos trabalhadores é, inclusive, ponto essencial para a eficácia da ginástica laboral. “É importante que todos participem sempre. A ginástica laboral pode evitar dores, prevenir doenças ocupacionais; além de ser um momento de relaxamento durante a jornada de trabalho e até mesmo promover o relacionamento interpessoal”, aconselha.

A enfermeira do Trabalho Millena Oliveira concorda, mas pontua: “É uma questão de conscientização. O indivíduo precisa entender que a atividade é importante para o seu próprio bem-estar e participar”.

Marlene ainda destaca a importância da associação da ginástica laboral à prática constante de exercícios físicos e a uma alimentação balanceada. 

Texto e foto: Assessoria HCL

Você está aqui: Home O Hospital Notícias Ginástica laboral promove qualidade de vida dos colaboradores do HCL