Central de atendimento:
(43) 3379-2600
Central de doações:
(43) 3343-3300 | (43) 99998-3300
pten

 

Notícias HCL

  • SOBRE O HOSPITAL
  • Notícias
  • HCL realiza semana de atividades sobre cuidados de saúde centrados no paciente pediátrico

HCL realiza semana de atividades sobre cuidados de saúde centrados no paciente pediátrico

São oito workshops e um curso intensivo sobre práticas inéditas de atenção ao paciente infanto-juvenil ministrados por especialistas do Johns Hopkins Children's Center, importante complexo de assistência pediátrica norte-americano

O Hospital do Câncer de Londrina (HCL) realiza, de 27 a 31 de agosto, o primeiro curso e oito workshops sobre “Prática de Cuidados de Saúde Centrados na Criança”. Inédito na América Latina, o tema foi trazido diretamente dos Estados Unidos, em parceria com o Johns Hopkins Children’s Center, renomada instituição de atenção pediátrica localizada em Baltimore, Maryland.

A abertura oficial dos eventos aconteceu na tarde desta segunda-feira (27) e contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, e de uma representante da Secretária Municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal. Também compareceram diretores e gestores do HCL, além de colaboradores, participantes e as especialistas em child life do Johns Hopkins Children’s Center e instrutoras do curso e dos workshops, Patrice Brylske (chefe do departamento), Caroline Potter e Nilu Rahman.

O curso é um módulo introdutório intensivo sobre as práticas de child life (vida da criança, em tradução literal), que preceituam o cuidado de saúde centrado na criança e no adolescente e na família, por meio de métodos e técnicas específicas, como brincadeiras, preparação para procedimentos e programas educacionais.

Já os workshops são mais rápidos e divididos em quatro temas: Manejo da dor; Comunicação e cuidado centrado no paciente e na família; Preparação para procedimentos e brincadeiras; Morte, o morrer e o luto. Os temas, apesar de complementares, são independentes e apresentam de forma breve alguns dos preceitos e práticas de child life.

Nos EUA, só pode desenvolver esse trabalho o profissional devidamente certificado, que tenha concluído a graduação e/ou especialização em child life, os chamados child life specialists (especialistas em vida infantil).

“Tivemos a oportunidade de visitar o Johns Hopkins e outras instituições de saúde e ver in loco a atuação do profissional em child life. Ficamos impressionados com a magnitude desse conceito que até então nos era desconhecido”, conta a gestora de Ações Estratégicas e Projetos do HCL, Mara Fernandes.

Sobre Child Life

Por ainda não existir no Brasil, as práticas em child life podem parecer um tanto quanto obscuras. Mas, na verdade, ao observar algumas situações trazidas pelas especialistas do John’s Hopkins Children’s Center fica fácil entender.

Nos EUA, o child life specialist é um profissional integrante da equipe multidisciplinar de assistência de saúde, assim como o fisioterapeuta ou o psicólogo. O principal objetivo de sua atuação é garantir a todos os envolvidos no processo de hospitalização de uma criança ou de um adolescente uma experiência bem menos dolorosa e sofrível por meio de uma abordagem humanizada e de técnicas e conhecimentos específicos. 

child life specialist atua, por exemplo, na preparação para procedimentos. Crianças são submetidas a procedimentos de cuidado de saúde todos os dias nos hospitais: punções venosas, exames, passagem de sonda, etc. Muitos desses pacientes têm que passar por esses procedimentos mais vezes do que o necessário simplesmente por que estiveram tão agitados, estressados ou com medo que acabaram por interferir na realização destes ou na qualidade do resultado. 

Antes que todo esse estresse tenha que ser vivenciado, o child life specialist, com uma linguagem adequada à idade e ao desenvolvimento do paciente, explica os motivos de sua hospitalização e da realização do procedimento em questão, além de demonstrar ao paciente como esse procedimento acontecerá. Isso serve para abrandar o medo, elevar a confiança do paciente, reduzir as lágrimas e todo o estresse envolvido.

Para a equipe de assistência, isso representa um cuidado mais eficaz, maior foco na realização dos procedimentos, um melhor relacionamento com o paciente e a família e o menor desperdício de tempo e recursos. 

Este é apenas uma das possíveis atuações do profissional em child life. Existem muitas outras melhorias que este profissional pode implementar pelo bem-estar e segurança dos pacientes infanto-juvenis.

Participam do curso profissionais do Hospital do Câncer e de outras instituições de saúde e de ensino convidadas. 

O objetivo é que os participantes tornem-se disseminadores da ideia e do conceito de assistência de saúde centrada no paciente pediátrico e sua família.

Para o futuro, as metas são ainda maiores: o hospital londrinense e a instituição norte-americana, junto de uma instituição de ensino parceira, pretendem encabeçar um projeto piloto de formação acadêmica em child life, que formará profissionais certificados e habilitados para desempenhar a função.

Texto e fotos: Assessoria HCL

Curso TOT 2018
Curso TOT 2018
Curso TOT 2018
Curso TOT 2018
Curso TOT 2018
Curso TOT 2018
Curso TOT 2018
Curso TOT 2018
Curso TOT 2018
Curso TOT 2018
Curso TOT 2018
Curso TOT 2018
Curso TOT 2018
Curso TOT 2018
Curso TOT 2018
Curso TOT 2018
Curso TOT 2018
Curso TOT 2018

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(43) 3379-2600

CENTRAL DE DOAÇÕES

(43) 3343-3300
(43) 99998-3300

ONDE ESTAMOS

Rua Lucilla Ballalai, 212
Londrina-PR
CEP: 86015-520

REDES SOCIAIS

Copyright © 2018 HCL - Hospital do Câncer de Londrina. Todos os direitos reservados.