Central de atendimento:
(43) 3379-2600
Central de doações:
(43) 3343-3300 | (43) 99998-3300
pten

 

Notícias HCL

  • SOBRE O HOSPITAL
  • Notícias
  • HCL promove evento de Mastologia pioneiro em Londrina e região

HCL promove evento de Mastologia pioneiro em Londrina e região

Estudantes e profissionais de medicina e outras áreas da saúde reúnem-se para aulas, debates e mesas redondas sobre a doença.

Acontece hoje (22) e amanhã (23), a primeira edição da Jornada de Mastologia do Hospital do Câncer de Londrina. O evento, realizado pelo HCL e idealizado pelo departamento de Ginecologia e Mastologia, abordará as principais novidades de ciência e tecnologia ligadas ao tratamento de câncer de mama.

Voltada para profissionais, residentes, estudantes de medicina e de outras áreas da saúde, a jornada, que acontece no Centro de Eventos do Aurora Shopping, promove uma intensa imersão e atualização sobre o tema e conta com a presença de profissionais de alto nível, reconhecidos nacional e internacionalmente.

Em um cenário como o brasileiro, no qual estima-se o surgimento de quase 60 mil novos casos de câncer de mama ao ano (INCA, 2018) e registra-se a morte de cerca de 15 mil e quinhentas mulheres (Atlas de Mortalidade por Câncer, 2015), é essencial levantar o debate e agir pela formação de profissionais cada vez mais qualificados e treinados com um olhar especial para a oncologia.

Além de médicos, marcam presença profissionais de outras áreas da saúde que têm interesse ou que atuam direta ou indiretamente nas áreas de oncologia, ginecologia, mastologia, radiologia, radioterapia, enfermagem, fisioterapia, cirurgia plástica e geral, etc.

Durante os dois dias de encontros, serão realizados painéis a respeito de novas drogas para o tratamento da doença, sobre as principais evoluções na abordagem cirúrgica e clínica, sobre a combinação de diversos exames diagnósticos, entre outros assuntos.

Entre os temas a serem discutidos estão o futuro dos tratamentos da doença e a biologia molecular como terapêutica, conduzidos pelo Dr. Daniel Tiezzi, professor associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade São Paulo e membro ativo da American Association for CancerResearch.

O evento também discutirá a adenomastectomia profilática, cirurgia preventiva de retirada das mamas visando a redução do risco de aparecimento da doença. O assunto já esteve bastante em voga quando a atriz Angelina Jolie passou pelo procedimento e até hoje causa polêmica quando volta à tona. Entre os pontos a serem abordados está a questão da indicação - para quais casos e quais pacientes indicar o procedimento? Quem falará sobre o assunto é o Dr. Cesar Cabello, professor associado do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas e Coordenador da Área de Mastologia da Divisão de Oncologia Ginecológica e Mamária do Hospital da Mulher "Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti" - CAISM/Unicamp.

Outro tema muito atual no que tange à prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama são os famosos testes genéticos - quais são os mais atuais, quais seu custo benefício e qual seu o impacto na conduta médica? O palestrante convidado a falar sobre a temática é o Dr. José Claudio Casali da Rocha, doutor em Oncologia, pós-doutor em Farmacogenética e professor da PUC/PR.

Texto e foto: Assessoria HCL

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(43) 3379-2600

CENTRAL DE DOAÇÕES

(43) 3343-3300
(43) 99998-3300

ONDE ESTAMOS

Rua Lucilla Ballalai, 212
Londrina-PR
CEP: 86015-520

REDES SOCIAIS

Copyright © 2018 HCL - Hospital do Câncer de Londrina. Todos os direitos reservados.