Central de atendimento:
(43) 3379-2600
Central de doações:
(43) 3343-3300 | (43) 99998-3300
pten

 

Notícias HCL

  • SOBRE O HOSPITAL
  • Notícias
  • COMUNICADO: Medidas de contingência - COVID-19

COMUNICADO: Medidas de contingência - COVID-19

Londrina, 28 de outubro de 2020 – 16:49

O Hospital do Câncer de Londrina comunica aos seus pacientes e acompanhantes e a toda a comunidade que recentemente enfrentou um surto de COVID-19. O termo surto caracteriza um aumento de casos em um curto espaço de tempo e em um determinado local. O aumento foi identificado com a constatação de exames positivos em alguns colaboradores e pacientes.

Até o momento desta publicação, 20 colaboradores suspeitos ou positivos estão afastados de suas funções, enquanto quatro pacientes permanecem internados em isolamento, sendo que três são suspeitos, e aguardam resultado ou coleta de exame, e um testou positivo. Além dos 20 colaboradores citados anteriormente, outros seguem afastados de suas atividades desde o início da pandemia por fazerem parte de grupos de risco.

O HCL informa ainda que, desde o início de março, vem se preparando para os possíveis cenários de evolução da COVID-19, incluindo a situação atual de uma nova onda de casos. Por isso, graças ao planejamento das ações e as medidas de contenção agilmente adotadas, vem sendo possível manter o atendimento. Por hora, nenhuma de nossas atividades foi suspensa.

QUIMIOTERAPIA E RADIOTERAPIA

Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia seguem sendo realizados normalmente. Orientamos os pacientes que tenham tratamento agendado a não faltarem, já que a descontinuidade dos procedimentos pode acarretar prejuízos.

CIRURGIAS

Devido ao pico isolado de casos de COVID-19, alguns procedimentos cirúrgicos que seriam realizados na semana passada precisaram ser desmarcados. Ao longo dos dias, todos os procedimentos serão reagendados. 

No momento, as cirurgias foram retomadas e, quando houver qualquer necessidade de alteração, cada paciente será comunicado individualmente.  Sendo assim, pedimos que os pacientes que tenham procedimentos agendados, e que não tenham recebido nenhum contato sobre a suspensão do mesmo, compareçam ao hospital conforme agendamento.

MEDIDAS DE CONTENÇÃO

Informamos que o hospital vem tomando todas as medidas cabíveis para aumentar a segurança de todos durante o atendimento hospitalar, inclusive para que não haja prejuízo ao tratamento de nossos pacientes.

- Duas novas alas estão sendo abertas para aumentar ainda mais o distanciamento entre pacientes;

- Pacientes suspeitos e/ou confirmados são mantidos em área totalmente isolada e inacessível aos demais pacientes enquanto aguardam coleta de exames, resultados ou transferência para o hospital de referência;

- Desinfecção completa das áreas;

- Afastamento de profissionais suspeitos e/ou positivos.

COLABORAÇÃO

Devido à suspensão de atendimentos adotada no início da pandemia, em meados de março e abril, muitos procedimentos se acumularam. Na tentativa de atender todos os nossos pacientes, adotamos diversas medidas de segurança, mas é preciso que cada um faça a sua parte para que o atendimento seja realizado da melhor forma possível, com segurança e agilidade.

Dessa forma, aproveitamos a oportunidade para pedir a colaboração de todos com a adoção de algumas medidas simples, mas que são muito importantes para colaborar com a diminuição do contágio da COVID-19 e com a continuidade de nossos atendimentos:

- Venha ao hospital sempre munido de máscara;

- A presença de acompanhantes será permitida para os casos amparados pela lei (menores de 18 anos, idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência) e outros casos específicos que justifiquem a necessidade de acordo com avaliação da equipe de saúde;

- Visitas seguem suspensas. Apenas casos específicos serão avaliados pela equipe multidisciplinar;

- Caso seja possível e o paciente tenha autonomia, pedimos que dê preferência por não trazer acompanhante;

- Nas filas de triagem, mantenha o distanciamento indicado pelas marcações ao solo ou ao menos 2 metros de distância da pessoa à sua frente;

- Siga as recomendações de etiqueta respiratória e higienização das mãos.

 

No caso de dúvidas sobre marcação e agendamento de procedimentos, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 3343-6469.

--

Diretoria Executiva

Conselho Gestor

Hospital do Câncer de Londrina

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(43) 3379-2600

CENTRAL DE DOAÇÕES

(43) 3343-3300
 (43) 99998-3300

ONDE ESTAMOS

Rua Lucilla Ballalai, 212
Londrina-PR
CEP: 86015-520

REDES SOCIAIS

Copyright © 2018 HCL - Hospital do Câncer de Londrina. Todos os direitos reservados.