Notícias HCL

  • SOBRE O HOSPITAL
  • Notícias
  • Hospital do Câncer alerta: pacientes em tratamento devem comparecer ao hospital

Hospital do Câncer alerta: pacientes em tratamento devem comparecer ao hospital

Interrupção dos tratamentos de quimioterapia e radioterapia pode causar avanço da doença e piora nos sintomas 

Nesta semana, o Hospital do Câncer de Londrina anunciou a suspensão temporária dos atendimentos ambulatoriais (aqueles que não envolvem internação hospitalar, como consultas) e cirurgias de 23 de março a 06 de abril. A exceção fica para os pacientes que estão em tratamento de quimioterapia e radioterapia e para pacientes pediátricos e de hematologia, além dos casos de urgência e emergência.

A providência serve para garantir a disponibilidade de mão de obra, leitos, equipamentos e de medicamentos sedativos e relaxantes musculares, que já estão escassos na instituição e no mercado.

Na prática, o adiamento dos procedimentos será aplicado a pacientes que estão em acompanhamento, conforme avaliação médica e multiprofissional.
Após o anúncio, no entanto, muitos pacientes que estão em tratamento de quimioterapia, radioterapia, pacientes pediátricos e de hematologia deixaram de comparecer aos procedimentos previamente agendados, o que preocupou a instituição.

“O tratamento de quimioterapia e radioterapia precisa ser seguido à risca para que possamos atingir os objetivos desse tratamento. Se o paciente falta durante a vigência do tratamento oncológico, a doença pode avançar e os sintomas podem piorar. Então, por uma questão de risco e benefício, nós orientamos que o paciente siga com os protocolos do tratamento, porque, sem isso, há evidências de que o tumor progredirá”, alerta o oncologista clínico da instituição, Dr. Vitor Liutti.

O médico ainda destaca que o hospital tem seguido todas as precauções possíveis e necessárias para promover a segurança dos pacientes que precisam dar sequência ao seu tratamento.

“Nossas alas estão devidamente isoladas, estamos promovendo o distanciamento e nossas equipes estão preparadas para atender todos aqueles que precisam com segurança e qualidade”, afirma.

A instituição ressalta que os pacientes que não receberem nenhum tipo de contato devem comparecer ao horário previamente agendado normalmente e, em caso de dúvidas, entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 43 3343-6469, de segunda a sexta, das 8:00 às 12:30 e das 14:00 às 18:00.

Aqueles que tiverem seus horários temporariamente suspensos ou adiados serão devidamente contatados pelo hospital.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(43) 3379-2600

CENTRAL DE DOAÇÕES

(43) 3343-3300
 (43) 99998-3300

ONDE ESTAMOS

Rua Lucilla Ballalai, 212
Londrina-PR
CEP: 86015-520

REDES SOCIAIS

Copyright © 2018 HCL - Hospital do Câncer de Londrina | CNPJ: 78.633.088/0001-76 | Razão Social: Instituto de Cancer de Londrina | Todos os direitos reservados.