Notícias HCL

  • SOBRE O HOSPITAL
  • Notícias
  • Hospital do Câncer de Londrina inicia técnica inédita de Radioterapia

Hospital do Câncer de Londrina inicia técnica inédita de Radioterapia

Modalidade promete minimizar a toxicidade do tratamento e os efeitos colaterais de curto a longo prazo


No mês de abril, o Hospital do Câncer de Londrina deu início a uma modalidade de tratamento radioterápico inédita na instituição: a Radioterapia de Intensidade Modulada, conhecida pela sigla IMRT (Intensity-Modulated Radiation Therapy).

Aplicada por meio do acelerador linear e de sistemas de planejamento específicos, o IMRT é uma técnica de radioterapia externa tridimensional altamente precisa. De forma muito eficaz, ela permite a administração de altas doses de radiação no tumor preservando ao máximo os tecidos saudáveis que estão próximos.

“O objetivo desta modalidade de radioterapia é diminuir a toxicidade do tratamento, preservando as estruturas próximas ao tumor, e minimizar os efeitos colaterais de curto a longo prazo”, explica o físico médico Rodrigo Rubo e equipe.

Após a realização de tomografia para definição das estruturas que serão consideradas no tratamento, o físico-médico realiza o planejamento de IMRT no sistema computacional próprio para o tipo de cálculo que a técnica exige. Após a aprovação junto ao médico radio-oncologista, o físico médico realiza um controle de qualidade (CQ) da dose de radiação que será entregue no paciente para assegurar que todas as etapas de cálculo estão corretas.

Durante todo o tratamento, o paciente passa por revisões semanais com a equipe de enfermagem, médicos radio-oncologistas e também é acompanhado pela equipe multidisciplinar do setor.

O IMRT é uma opção em casos que oferecem maior dificuldade de tratamento, principalmente em áreas onde o tumor é irregular e próximo a estruturas normais e sensíveis à radiação.

A possiblidade de utilizar este tipo de tratamento é avaliada pelo médico radio-oncologista juntamente com o físico médico e demais profissionais envolvidos. Além disso, a aplicabilidade varia de caso a caso e depende do diagnóstico, da fase da doença e da extensão e localização do tumor.

Texto: Assessoria HCL / Foto: Arquivo pessoal

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(43) 3379-2600

CENTRAL DE DOAÇÕES

(43) 3343-3300
 (43) 99998-3300

ONDE ESTAMOS

Rua Lucilla Ballalai, 212
Londrina-PR
CEP: 86015-520

REDES SOCIAIS

Copyright © 2018 HCL - Hospital do Câncer de Londrina | CNPJ: 78.633.088/0001-76 | Razão Social: Instituto de Cancer de Londrina | Todos os direitos reservados.