27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo, nesta data reforçamos a importância destes profissionais na assistência hospitalar
Com a pandemia de COVID-19, muitos pacientes precisaram ser internados em unidades de isolamento. Estes espaços preservam a segurança tanto dos pacientes, como de familiares e da equipe médica. Assim, as visitas presenciais, na maioria das situações, não são autorizadas.
Sem acesso a celulares ou sem a capacidade de usá-los, somado à impossibilidade de visitas, muitos pacientes atingem níveis altos de ansiedade, episódios de depressão, além da tensão e estresse causado pelo contexto do coronavírus.
Nesse cenário, a equipe multidisciplinar, encabeçada pela equipe de psicologia, assim como aconteceu em diversas outras instituições de saúde no país e no mundo, decidiram adotar os recursos digitais no cotidiano de atendimento, como as visitas por vídeochamadas.
Esses encontros virtuais funcionam como um momento de aproximação entre equipe de enfermagem, psicólogos, pacientes e seus familiares. Durante a conversa, é possível esclarecer eventuais dúvidas, além de ser um momento de aproximar essas pessoas, estreitar os laços, conversar e propiciar afeto e segurança aos pacientes e suas famílias.
“É através do telefone que pedidos, orações, declarações e afeto são transmitidos, é através dessas chamadas que dizer "eu te amo" olhando nos olhos se tornou possível”, comenta Giovanna Jota, psicóloga do HCL, sobre essas sessões.
O projeto só foi capaz por meio do empenho da equipe de psicologia e do apoio da Enfermagem em todo o processo. Para Giovanna, as vídeochamadas são um recurso a ser utilizado além dos casos de COVID-19, mas a pandemia acelerou essa adaptação. Porém, sempre zelando pelo cuidado e atenção em todo momento.
Texto e fotos: Assessoria HCL