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Last updateQua, 19 Jul 2017 11am

Empresas voluntárias oferecem consultoria de gestão ao HCL

Os serviços visam melhorar os processos internos do hospital e capacitar a instituição para submeter-se ao sistema de acreditação hospitalar

Duas empresas londrinenses estão oferecendo consultorias de forma voluntária ao Hospital do Câncer de Londrina (HCL). Desde novembro de 2016, a Concept Consult aplica uma metodologia intitulada 4 Leis da Execução e desde abril deste ano, a Ideia Consultoria executa um trabalho de gestão de processos. 

O intuito das 4 Leis da Execução é colocar em prática o planejamento estratégico da instituição, integrando e aumentando a produtividade de todos os setores do hospital. Dada a complexidade do objetivo, este trabalho é desenvolvido em longo prazo. 

A Ideia Consultoria, por outro lado, desenvolve um trabalho mais relacionado aos processos rotineiros do hospital, mapeando-os e gerenciando-os a fim de melhorá-los e de aprimorar o fluxo interno.

Apesar de se tratarem de temas e consultorias distintas, os trabalhos se complementam.

Concept Consult

Do lado da Concept Consult, quem lidera o trabalho é o coach em gestão Fabiano Zanzin. Segundo ele, a oportunidade de oferecer a consultoria ao HCL surgiu a partir de um convite do próprio presidente Francisco Ontivero. O consultor destacou o desenvolvimento do trabalho como uma grande oportunidade de contribuir com a instituição e seus usuários. Fabiano Zanzin.

Após o convite, segundo Zanzin, foi realizada uma reunião com o Conselho Gestor do hospital para o alinhamento das expectativas. Na ocasião, a diretoria explicou ao consultor que apesar de a entidade possuir um planejamento estratégico, havia dificuldade em executá-lo. Para a direção, a falta de integração e engajamento dos colaboradores contribuía para isso. 

Em soma, a instituição também deseja submeter-se ao processo de acreditação hospitalar, sistema, aplicado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia e certifica serviços de saúde. 

O principal objetivo do processo é garantir a segurança do paciente e a melhoria contínua nos serviços, no atendimento e demais atividades desempenhadas pelas entidades de saúde. Apesar de possuir caráter educativo e ser um sistema de avaliação ao qual as entidades submetem-se voluntariamente, a acreditação possui diretrizes bastante rigorosas.

E para que o HCL pudesse passar por este processo, surgiu a oportunidade de se empregar as 4 Leis da Execução.

A metodologia foi desenvolvida pela própria Concept Consult com base na teoria do Ciclo PDCA – ferramenta de gestão contínua criada por Walter A. Shewhart e popularizada por Willian Edwards Deming.

O sistema acredita que existem quatro fatores que impedem a execução de estratégias dentro de uma organização: a falta de clareza em relação às metas; a falta de definição quanto às ações de impacto no dia a dia; a ausência de indicadores de desempenho; e a centralização da gestão.

Portanto, para que seja possível a plena execução de suas estratégias, a empresa precisa adotar quatro medidas: a elaboração e especialização de metas; a definição de ações de impacto para a meta; a implantação de indicadores e placares de mensuração; e o desenvolvimento do engajamento por parte das equipes.

Segundo Fabiano Zanzin é isto que o HCL está fazendo. Cada setor possui sua Meta Fundamental (objetivo) a ser alcançada e estabelece as Medidas Diretivas (ações) que serão empregadas para a realização desta meta. 

Todo esse processo é acompanhado por meio de um sistema específico. Nele, os colaboradores inserem informações detalhadas sobre o desenvolvimento das Medidas Diretivas e da Meta Fundamental, o que facilita o acompanhamento e oferece uma visão geral do cenário corporativo durante a implantação da metodologia. 

“Todos se envolveram profundamente e não mediram esforços para inserir os procedimentos de gestão em suas rotinas”, atestou Fabiano.

Segundo o consultor, a fase inicial do trabalho deve durar cerca de um ano.

Ideia Consultoria

Voltado para o gerenciamento e melhoria de processos diários, o trabalho realizado pela Ideia Consultoria é encabeçado pelo consultor Maicon Putti. 

Administrador por formação e especialista em gestão, Putti explicou que a iniciativa de oferecer o serviço ao hospital foi motivada principalmente pelo desejo de ajudar. "O HCL é uma instituição séria, que desempenha um trabalho importante. Ajudar o hospital é ajudar também milhares de pessoas".

Entre os objetivos do planejamento de gestão, segundo o consultor, está o aprimoramento da eficiência de processos e desempenho do hospital. "O HCL é uma organização que possui alto volume de atividades e processos que podem ser otimizados e que precisam ser mensurados". 

De acordo com o consultor, a cultura de medição de indicadores ainda não está, de fato, disseminada entre os líderes do HCL e essa é uma das realidades que o planejamento de gestão pretende mudar. "Nestes momentos iniciais estamos sensibilizando os colaboradores, educando-os para essa visão. Assim, quando se entende a importância da cultura de mensuração, começa-se a aplicá-la no dia a dia".

Para isso, cada departamento possui metas e estratégias para atingi-las de acordo com suas particularidades e demandas.  Para mensurar os resultados define-se um indicador. A partir daí, considerando os conteúdos apresentados nos treinamentos, os líderes de cada setor poderão fazer o gerenciamento desses resultados e entendê-los no contexto do dia a dia. 

Todas essas mudanças impactarão e beneficiarão tanto a gestão, como os pacientes de forma direta. A partir do estabelecimento de processos mais exatos e integrados será possível melhorar o atendimento ao paciente, desde o primeiro procedimento ao qual ele é submetido até o momento em que ele recebe alta e deixa o hospital. 

Crivo interno

Todas as ações são acompanhadas pelo Conselho Gestor e a aplicação fica a cargo da Gestão Administrativa e da coordenadora de Qualidade Joelma Silvério. 

Segundo ela, a Ideia Consultoria veio para melhorar o fluxo do hospital a partir do aprimoramento de processos e a Concept Consult para auxiliar o hospital a adequar-se e atuar em conformidade com as normativas.

O objetivo, com isso, é fazer com que o hospital cumpra todas as exigências de leis e normas e possa se submeter ao processo de acreditação com mais segurança. "Já é possível identificar alguns resultados, mas trata-se de um processo de longo prazo, já que ainda existem muitos pontos a serem contemplados", explica.

A união de todas as mudanças provenientes das consultorias vem transformando o ambiente interno do hospital. Mas ainda mais importante é o impacto positivo que as elas têm sobre os pacientes. 

"Se todos os processos são padronizados e as exigências legais devidamente cumpridas, conseguimos cobrar de nossos colaboradores o cumprimento das normas e geramos um ambiente muito mais seguro para o paciente", finaliza.

Assessoria de imprensa do Hospital do Câncer de Londrina

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