Sábado, 10 21st

Last updateSáb, 23 Set 2017 11am

HCL recebe palestra sobre utilização de laser em cirurgias de cabeça e pescoço

Médicos do corpo clínico e residentes do Hospital do Câncer de Londrina participaram, no dia 5 de julho, de palestra sobre a utilização de laser em cirurgias de cabeça e pescoço. O evento, promovido pelo chefe da especialidade no HCL Dr. Antonio Amarante, contou com a presença da especialista de produto Patricia Yoshizume.

                         

 Os profissionais aproveitaram a oportunidade para trocar experiências e entender melhor a utilização do recurso | Crédito: Assessoria HCL

Durante o encontro, Yoshizume destacou as principais evoluções da utilização de laser na medicina. Segundo ela, a especialidade pioneira na utilização foi a dermatologia. A partir daí surgiram adaptações para as demais áreas. Hoje, já não é preciso adaptar. Com os avanços tecnológicos, os lasers foram aperfeiçoados para os mais diversos fins.

Para a cirurgia oncológica existe uma vasta gama de fontes e comprimentos de onda que permitem corte, cauterização, vaporização ou remoção de tecido tanto em cirurgias abertas quanto em procedimentos fechados.

Na especialidade de cabeça e pescoço, a tecnologia destaca-se na utilização de laser de CO2 na ressecção de neoplasias da laringe, para tratamento de tumores em fase inicial e outros casos.

Entre as principais vantagens que o recurso oferece estão a diminuição do sangramento e o controle do nível de carbonização, no caso do laser de CO2, o que facilita a atuação de cirurgiões e patologistas, pois preserva o tecido para a análise.

Durante o evento, Dr. Amarante destacou a importância de abordar o tema como forma de manter o corpo clínico e os residentes da instituição atualizados, já que o laser oferece uma boa perspectiva para procedimentos cirúrgicos.

Assessoria HCL 

Você está aqui: Home O Hospital Notícias HCL recebe palestra sobre utilização de laser em cirurgias de cabeça e pescoço