Central de atendimento:
(43) 3379-2600
Central de doações:
(43) 3343-3300 | (43) 99998-3300
pten

 

Notícias HCL

  • SOBRE O HOSPITAL
  • Notícias
  • Hospital do Câncer e Ong Viver lançam Mc Dia Feliz 2019

Hospital do Câncer e Ong Viver lançam Mc Dia Feliz 2019

As instituições iniciam a campanha pela venda de sanduíches Big Mac para viabilizar os dois projetos aprovados 

Nesta quarta-feira, o Hospital do Câncer de Londrina (HCL) e a Ong Viver lançaram a campanha Mc Dia Feliz 2019. Idealizada e promovida pelo Instituto Ronald McDonald, a ação acontece anualmente e beneficia projetos de entidades que atuam na área de educação e na luta pela cura do câncer infantojuvenil. 

Toda a renda arrecadada com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos) até o Mc Dia Feliz, que neste ano acontece no dia 24 de agosto, é revertida para as instituições que possuem projetos aprovados. 

Em Londrina, o HCL e a Viver são parceiras na campanha desde 2014. Em 2019, as instituições se unem novamente para viabilizar dois projetos: o de capacitação da atenção básica em saúde para o diagnóstico precoce de câncer infantil, de autoria do hospital, e o de ampliação da sede física da Ong Viver. 

As crianças e adolescentes com câncer de Londrina e diversas outras cidades do Paraná são encaminhados e tratados no Hospital do Câncer de Londrina, onde recebem toda a assistência em saúde e multidisciplinar, incluindo consultas médicas, exames, quimioterapia, radioterapia, cirurgias, atendimento psicológico, etc. Muitos desses pacientes são de fora de Londrina e durante o tempo em que estão na cidade para tratamento no hospital são acolhidos na Viver, que oferece estadia, alimentação e atividades diversas.

Durante o lançamento, representando o hospital, estiveram presentes o presidente, Francisco Ontivero, a gestora de Ações Estratégicas e Projetos e a coordenadora de Captação de Recursos, Eventos e Voluntariado, Iracema Fabian. Pela Viver, compareceram a presidente Maria Aparecida Marques Lima, a fundadora Dorian Guerra e a coordenadora do Mc Dia Feliz na instituição, Helen Orsi. Também marcou presença Vanessa Moraes Liberatti, representando o Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado.

Confira algumas fotos do evento de lançamento:

Os projetos

O projeto do HCL, batizado de “Dos pés à cabeça”, prevê uma série de capacitações voltadas para trabalhadores da atenção básica do município de Londrina, com a anuência da Secretaria Municipal de Saúde, com foco na identificação de casos suspeitos de câncer infantojuvenil de forma precoce. O objetivo é que os profissionais atuantes na rede possam identificar sinais e sintomas que evidenciem uma possível neoplasia e façam o encaminhamento do caso para investigação de forma ágil.

O projeto foi desenvolvido em consonância com estudos e dados estatísticos que apontam que, hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados (INCA, 2019).

“Atualmente temos cerca de 350 crianças em tratamento e a tendência é que novos casos surjam. Nosso objetivo é que os profissionais da rede de atenção básica tenham um olhar mais atento para o câncer de modo que possam identificar casos suspeitos e encaminhá-los a nós precocemente, quando existem mais possiblidades, quando o tratamento é mais eficaz, menos sofrido para os pacientes e suas famílias e quando as chances de cura e de sobrevida são maiores”, explica a gestora de Ações Estratégicas e Projetos do HCL, Mara Fernandes.

Com a demanda do hospital em ascensão, a Ong Viver também precisa se adequar. Hoje a instituição atende 193 crianças e adolescentes que estão em tratamento do câncer no HCL e seus familiares oferecendo estadia, alimentação, suporte multidisciplinar e atividades diversas. Para continuar a atender todos esses pacientes e suas famílias, além dos novos casos que devem surgir, a Viver precisa ampliar sua atual estrutura, ação prevista no projeto “Construtores da Esperança: Ampliando horizontes”.

“Ficamos felizes em ter, novamente, um projeto aprovado e que será contemplado pela campanha Mc Dia Feliz. Com as melhorias previstas, nosso principal objetivo é oferecer mais qualidade de vida às crianças, adolescentes e familiares que acolhemos na Viver”, reforça a presidente da instituição, Maria Aparecida Marques Lima.

Edições anteriores do Mc Dia Feliz já possibilitaram à Ong Viver a compra de um terreno ao lado de sua atual sede. Para dar sequência ao trabalho, o projeto atual prevê a expansão do espaço físico do qual a Viver dispõe no momento.

O Hospital do Câncer também já teve outros projetos contemplados, que, entre diversas melhorias, garantiram a aquisição de instrumentais cirúrgicos pediátricos, além da estruturação e aquisição de equipamentos para o serviço de odontologia pediátrica.

A campanha

Em 2019, o Mc Dia Feliz acontece nos mais de 900 restaurantes McDonald’s de todo o país, no dia 24 de agosto, mas é possível contribuir desde já, adquirindo tíquetes antecipados no valor de 17 reais. Os tíquetes estão disponíveis a partir do dia 19 de junho, na Ong Viver, na Captação de Recursos do Hospital do Câncer de Londrina e com voluntários das duas instituições.

Mc Dia Feliz 2019

Tíquetes antecipados 

Valor: R$ 17

Ong Viver

Rua Lucilla Ballalai, 391 - Londrina/PR

Horário de atendimento p/ venda de tíquetes: Seg. a sex., das 8:00 às 17:00

(43) 3343-0044

 

Captação de Recursos | Hospital do Câncer de Londrina

Rua Silvio Pegoraro, entre ruas General Horta Barbosa e Lucilla Ballalai, em frente ao número 190 - Londrina/PR

Horário de atendimento p/ venda de tíquetes: Seg. a sex., das 8:00 às 17:00

(43) 3379-2614

 

Texto e fotos: Assessoria HCL

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(43) 3379-2600

CENTRAL DE DOAÇÕES

(43) 3343-3300
(43) 99998-3300

ONDE ESTAMOS

Rua Lucilla Ballalai, 212
Londrina-PR
CEP: 86015-520

REDES SOCIAIS

Copyright © 2018 HCL - Hospital do Câncer de Londrina. Todos os direitos reservados.