Fisioterapia
Fonoaudiologia
O fonoaudiólogo é responsável pelo atendimento das alterações de fala, voz, comunicação, linguagem, respiração, mastigação e deglutição.
No HCL, o setor oferece acompanhamento ambulatorial e durante internação hospitalar por meio de busca espontânea e encaminhamento da equipe médica ou multiprofissional.
Nutrição
O Serviço de Nutrição e Dietética do HCL atua em duas frentes: em caráter ambulatorial e junto aos pacientes internados.
O atendimento ambulatorial, para acompanhamento, acontece de acordo com solicitação médica. Os atendimentos são de segunda a sexta, das 13:00 às 16:00, mediante agendamento prévio. Não é necessário retirar senha.
Já o atendimento aos pacientes internados acontece durante todo o tratamento e o nutricionista está disponível para as orientações que de fizerem necessárias.
Odontologia
Durante o tratamento oncológico, as células de defesa podem diminuir e algumas alterações bucais podem acontecer.
Nesse contexto, o atendimento odontológico tem como objetivo prevenir e tratar essas alterações durante o tratamento. Esse atendimento é feito quando o paciente tem alguma queixa ou se vai iniciar protocolos estomatotóxicos.
A atuação da equipe de odontologia acontece dentro das unidades de terapia intensiva, na pediatria, na radioterapia e quimioterapia.
Todas as crianças e adolescentes que internam passam por avaliação e orientação dos cuidados orais necessários para o início do tratamento e manutenção da saúde bucal, como os cuidados durante o tratamento. Os paciente recebem acompanhamento e orientações para prevenção, diagnóstico e tratamento de complicações orais que possam surgir.
Os pacientes adultos da Radioterapia e Quimioterapia são avaliados pelos médicos, que encaminham ao serviço de Odontologia conforme a necessidade.
Os encaminhamentos são realizados por pedidos de parecer e o atendimento acontece ambulatorialmente de segunda a sexta-feira nos consultórios das respectivas unidades.
Os pacientes adultos internados também recebem avaliações e atendimento nas unidades de internação conforme pedido médico.
Dentro das unidades de terapia intensiva, o atendimento é diário. São realizados procedimentos de higiene oral e da manutenção da saúde bucal dos pacientes com o objetivo de melhorar o quadro sistêmico, evitar o aumento de proliferação de microrganismos na cavidade oral, diagnosticar e tratar as alterações que possam comprometer a recuperação nesta fase de internação, além de levar conforto aos pacientes.
Psicologia
O setor de Psicologia oferece assistência psicológica ao paciente e familiar que apresentar necessidade de atendimento imediato ou pré-agendado, em condição de internamento e procedimentos ambulatoriais.
O objetivo é oferecer suporte emocional ao paciente e família mediante o tratamento oncológico, a fim de minimizar ansiedades, medos, esclarecer dúvidas, preparar para adesão e enfrentamento etc.
O serviço se aplica a todo paciente e familiar que apresentar alterações emocionais associadas à doença, internação, tratamento, ou permanência no hospital para qualquer procedimento.
Serviço Social
O Serviço Social do Hospital do Câncer de Londrina realiza atendimento individual e grupal aos pacientes e familiares para favorecer a criação de vínculos humanos saudáveis, humanização no espaço hospitalar, estratégias psicossociais para acompanhamento e cuidado durante o tratamento. Além disso, viabiliza e media o acesso aos direitos sociais, às políticas sociais e públicas, aos recursos da rede socioassistencial e comunidade externa e facilita o vínculo e acesso aos suportes institucionais durante o acompanhamento realizado no hospital.
O Setor de Serviço Social também coordena o Serviço de Apoio a Documentos do Paciente (SADEP), assim o paciente e familiar poderá solicitar o preenchimento de atestados, documentos para encaminhamentos às políticas sociais e públicas que serão suporte no período em que realizar o tratamento. E também apoio aos familiares para acesso aos direitos pós o óbito do paciente.
O atendimento é realizado tanto em caráter ambulatorial quanto aos pacientes internados, de forma individual e grupal aos pacientes e familiares. Acontece por encaminhamento, pedido de parecer pela equipe multidisciplinar e procura espontânea.