Notícias HCL

  • SOBRE O HOSPITAL
  • Notícias
  • Baiano, um homem de grandes idéias

Baiano, um homem de grandes idéias

Antonio Carlos do Nascimento

Esquecer-se da própria dor para ajudar os outros. Essa foi uma das maiores lições deixadas pelo engenheiro londrinense Antonio Carlos do Nascimento, o Baiano. Diagnosticado com um câncer há três anos, ele percebeu que o Hospital do Câncer de Londrina (HCL) precisava urgentemente de uma obra de ampliação.

Fez as contas e teve uma ideia: “Posso não ter como fazer a obra toda, mas tenho condições de doar um metro quadrado, que custa R$ 1,5 mil”. Assim surgiu o projeto “Adote 1 m²”, que Baiano fez questão de supervisionar de perto, mesmo quando internado. “Infelizmente, ele não ficou conosco, mas deixou essa grande ideia, que deu tão certo. Já temos 7,5 mil metros quadrados prontos”, conta a diretora de ações estratégicas do HCL, Mara Rossival.

Nascido em Londrina, em uma família de poucas posses, Baiano – que recebeu o apelido por causa do pai, um alfaiate vindo do Nordeste – sempre gostou de desafios. Formar-se em engenharia civil foi um deles, atingido graças ao apoio dos pais. Em 1987, tornou-se presidente do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL).

Sempre bem-humorado, nos momentos de lazer gostava de jogar futebol com os amigos. “Ele era um grande goleiro, jogou no Monções, um clube de futsal, durante muitos anos”, lembra o amigo de infância Celso Marconi. Participante do Clube Bola Preta – um tradicional grupo de amigos que se reúne para jogar futebol duas vezes por semana – , Baiano tinha o dom da liderança. Quando perderam a chácara onde jogavam, foi ele quem aglutinou os amigos em torno da ideia de ter uma sede própria. Compraram um terreno, dividiram as despesas igualmente pelos 60 membros, e, sob a supervisão do engenheiro, nasceu a sede com dois campos de futebol suíço, piscina e vestiário. “A irrigação dos campos é das mais modernas e foi projeto dele. Ele era um homem de caráter ilibado, um grande líder”, diz Celso. Deixa companheira.

Dia 2 de abril, aos 60 anos, em decorrência de um câncer intestinal.

 

Extraído do site: http://www.gazetadopovo.com.br/falecimentos/conteudo.phtml?tl=1&id=1362511&tit=Baiano-um-homem-de-grandes-ideias

 

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(43) 3379-2600

CENTRAL DE DOAÇÕES

(43) 3343-3300
 (43) 99998-3300

ONDE ESTAMOS

Rua Lucilla Ballalai, 212
Londrina-PR
CEP: 86015-520

REDES SOCIAIS

Copyright © 2018 HCL - Hospital do Câncer de Londrina | CNPJ: 78.633.088/0001-76 | Razão Social: Instituto de Cancer de Londrina | Todos os direitos reservados.