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Quem Fala - Por Dentro do HCL 067/2018

Quem fala é a gestora de Recursos Humanos Cinira Koike. Psicóloga por formação, ela ingressou no HCL em 2012 como analista de Treinamento e Desenvolvimento e quatro anos depois assumiu o cargo atual.

Dentre as atividades de gestão que integra estão as reuniões do Conselho Gestor, nas quais delibera decisões importantes a respeito de mudanças e estratégias da instituição. 

A gestora tem participação ativa no planejamento estratégico, que foi modificado no último ano, quando passou a contar com a contribuição dos coordenadores das áreas táticas do corpo funcional. 

Este processo busca planejar estrategicamente utilizando os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade da instituição. "Esta postura transparente da administração estimula maior comprometimento das equipes em alcançar os objetivos propostos gerando melhores resultados", afirma.

Desde 2016, a gestão de RH vem implantando várias mudanças e projetos, entre eles a reestruturação do Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho (SESMT) e implantação do sistema integrado de gestão de pessoas. 

Outros projetos com foco na qualidade de vida e na produtividade do colaborador também foram desenvolvidos e implantados.

Humanização

Em determinado momento, é comum que, em qualquer cargo ou posição, os trabalhadores de forma geral, passem a automatizar suas atividades, realizá-las de forma programada sem se atentar para a missão e a essência da organização na qual estão inseridos.

Pensando em sensibilizar este processo, o setor de Recursos Humanos desenvolveu um projeto sobre humanização, um dos principais valores da instituição, com a equipe do Serviço de Higiene e Limpeza.

O objetivo da atividade, que foi desenvolvida em um ciclo de encontros, era proporcionar aos colaboradores a oportunidade de vivenciar a humanização, além de estimulá-los a aplicar o conceito durante a realização de suas atividades.

Alguns dos temas abordados foram autocuidado, comunicação, empatia e confiança.

Psicologia

Em 2017, o projeto de atendimento psicológico aos colaboradores, realizado em parceria com o Instituto de Análise do Comportamento em Estudos e Psicologia (IACEP), também foi aprimorado.

Desde então, o médico do trabalho passou a ser envolvido nos encaminhamentos, visando o cuidado com a saúde mental e o bem estar do colaborador.

Para ter acesso ao serviço, os colaboradores podem apresentar indicação médica ou buscá-lo espontaneamente junto ao departamento de Recursos Humanos ou ao serviço de Psicologia do HCL.

Doenças crônicas e obesidade

Outro projeto desenvolvido em 2017 foi o de acompanhamento de colaboradores com doenças crônicas e obesidade. As ações foram desenvolvidas com o apoio de nutricionistas e farmacêuticos das farmácias conveniadas.  

Os profissionais realizaram atendimento completo, incluindo aferição da pressão arterial, aferição de glicemia, mensuração de peso, altura e porcentagem de gordura corporal, anamnese quanto aos hábitos de vida, uso de medicamentos, prática de atividades físicas, etc.

Ao final, os colaboradores considerados grupo de risco, foram encaminhados ao SESMT para avaliação com o médico do trabalho, além de terem tido a opção de aderir a um plano anual especial de acompanhamento nutricional junto às farmácias participantes.

Ergonomia e fisioterapia 

Iniciado em outubro de 2017, os projetos “Esquadrão da Ergonomia” e de Fisioterapia Osteomuscular foram desenvolvidos para ser a solução de um gargalo identificado nas Unidades de Internação Adultas. Um diagnóstico criterioso realizado por meio da metodologia Lean Six Sigma apontou que boa parte do absenteísmo (padrão habitual de ausências no processo de trabalho) estava ligada a causas ergonômicas. 

Com o intuito de reduzir o absenteísmo, foram desenvolvidas diversas ações de conscientização, prevenção e tratamento, que reduziram significativamente os índices iniciais das ausências dos trabalhadores. 

Os bons resultados fizeram com que o projeto fosse expandido e a partir de fevereiro deste ano todos os colaboradores da instituição terão acesso ao serviço de fisioterapia osteomuscular.

Outros projetos e parcerias

O HCL também oferece aos seus colaboradores, em parceria com o SESI, a ginástica laboral durante três vezes na semana. A atividade visa proporcionar maior bem-estar ao trabalhador durante sua jornada, por meio de exercícios de alongamento, relaxamento e fortalecimento.

Além disso, o hospital também possui parceria com o SESC, que promove diversas atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte, lazer e ação social e oferece serviços com descontos e facilidades aos colaboradores. 

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Além dos projetos, parcerias e programas, a gestora de RH anunciou recentemente mais um benefício aos colaboradores. Foi deferido pelo Conselho Gestor que os colaboradores que trabalham no regime de jornada de trabalho 12 por 36 terão os feriados trabalhados compensados em banco de horas.

Com a reforma trabalhista em vigor desde 11 de novembro de 2017, as empresas foram destituídas da obrigação de pagar as horas trabalhadas nos feriados ou contabilizá-las em banco de horas. No entanto, o Conselho Gestor do HCL optou por mantê-las em banco de horas para oferecer mais um benefício ao colaborador.

Todas estas ações, segundo Cinira, tem por objetivo oferecer recursos e facilidades que estimulem o trabalhador a produzir e desenvolver suas atividades com excelência, contribuindo para um hospital melhor e mais completo a cada dia.

“Estamos valorizando quem cuida”, finaliza.

Texto e foto: Assessoria HCL

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