Cerimônia simbólica contou com a presença das Fundações Giovane Élber e Udo Grüninger, responsáveis pela doação que viabilizou a construção do setor
O Hospital do Câncer de Londrina pré-inaugurou mais uma obra na manhã desta segunda-feira (20): dessa vez, o setor de quimioterapia pediátrica. A cerimônia contou com a presença do ex-jogador de futebol londrinense Giovane Élber, em nome da fundação que leva seu nome, e de um grupo de alemães representando a Fundação Udo Grüninger, responsáveis pela doação da verba que viabilizou a construção do setor.
O local, que será para atendimento exclusivo de pacientes pediátricos, ainda não está totalmente finalizado, mas a cerimônia foi realizada por ocasião da vinda do grupo de alemães. No momento, ainda faltam alguns equipamentos, mas a previsão da diretoria do hospital é que o setor passe a funcionar dentro de 90 dias.
Em discurso, o presidente do HCL, Francisco Ontivero, afirmou que a entrega da quimioterapia pediátrica representa um ganho imenso para a instituição, que poderá atender e tratar de seus pacientes infanto-juvenis com muito mais qualidade e segurança.
Atualmente, os pacientes pediátricos atendidos pelo HCL recebem as doses de quimioterapia no mesmo andar que os adultos, apenas em salas separadas, ou em caráter de internação. Com a mudança, a assistência será prestada em um local exclusivo, no mesmo andar onde estão as Unidades de Internação e de Terapia Intensiva Pediátrica.
As mudanças também acarretarão melhorias para as equipes assistenciais, que terão um local de trabalho mais amplo e adequado para atender os pacientes pediátricos, contemplando todas as suas particularidades e necessidades.
O novo setor contará com recepção exclusiva, oito poltronas, um berço e um leito, sala de prescrição, além de um posto de enfermagem e demais espaços de apoio.
Durante fala, em nome de sua fundação e da Fundação Udo Grüninger, Giovane Élber parabenizou o hospital e ressaltou a expressividade desta realização. “Nos alegra ver que o hospital realmente se comprometeu e aplicou o dinheiro doado com seriedade em prol de todas as crianças aqui atendidas. O que vemos aqui hoje é coisa de primeiro mundo”, disse.
Também estiveram presentes na cerimônia representantes da Diretoria Executiva e do Conselho Gestor, colaboradores e alguns pacientes do HCL e seus familiares.
Texto e fotos: Assessoria HCL