Central de atendimento:
(43) 3379-2600
Central de doações:
(43) 3343-3300 | (43) 99998-3300
pten

 

Notícias HCL

  • SOBRE O HOSPITAL
  • Notícias
  • Hospital do Câncer de Londrina investe em tecnologia com dispensários eletrônicos para controlar medicamentos

Hospital do Câncer de Londrina investe em tecnologia com dispensários eletrônicos para controlar medicamentos

Instituição buscou no mercado um parceiro referência em automação e robótica hospitalar, capaz de atender aos requisitos de controle, agilidade e segurança no processo de implantação nas Unidades de Internação Clínica e Cirúrgica

O Hospital de Câncer de Londrina (HCL), referência nacional em tratamento oncológico, inovou na tecnologia de automação de processos de dispensação de medicamentos e materiais médicos, apostando na implantação de dispensários eletrônicos. O projeto visa à eficiência nos processos assistenciais, de gestão e de logística farmacêutica.
Por meio do envolvimento multiprofissional das equipes de Farmácia, Enfermagem, Informática e Manutenção, o hospital buscou no mercado um parceiro referência em automação e robótica hospitalar que fosse capaz de atender aos requisitos de controle, agilidade e segurança no processo de implantação nas Unidades de Internação Clínica e Cirúrgica.

De acordo com Pedro Magalhães, gerente de Negócios da área de Farmácia e Automação da Sisnacmed, hoje em dia, o equilíbrio entre processos assistenciais e operacionais é uma tarefa desafiadora nos hospitais. Os dispensários eletrônicos integrados ao ERP das instituições garantem que os medicamentos sejam entregues corretamente, com segurança, e disponibilizados no menor tempo possível ao paciente.

Segundo Edmilson Garcia, gestor administrativo do HCL, o hospital, que hoje conta com uma área total de 22 mil metros quadrados, vinha recebendo reivindicações por parte dos profissionais referentes à melhoria no processo de entrega de medicamentos, principalmente nos casos de dor dos pacientes oncológicos. Atualmente, tal processo é eficiente em diversas áreas da instituição.

“Implantar farmácias-satélites seria a solução não apenas para melhorar esse indicador, como, também, para reduzir gastos com materiais e medicamentos. Mas, analisando o processo, visando ao melhor custo- benefício e de olho nas inovações do mercado, vislumbramos a possibilidade de realizar esta ação por meio de dispensários eletrônicos”, relata Garcia.

O projeto veio ao encontro dos recentes investimentos que o hospital tem implementado em aprimoramentos de processos e pessoas, por meio da cultura Lean Healthcare. “Desafios são muito bem-vindos, até porque, dentro da metodologia Lean Six Sigma, nosso gestor de Suprimentos tem a formação Green Belt. Foi muito gratificante ver a apresentação dos resultados de melhoria”, afirma o gestor administrativo.

A escolha da tecnologia ocorreu a partir de pesquisa e análise de projetos de automação em diferentes pontos da cadeia logística. “Alguns dos grandes diferenciais na tomada de decisão foram os benefícios no controle de estoque e integração com o ERP da instituição”, conta o coordenador da área de Suprimentos, Alex Sandro Meredick.
Antes do projeto, o prazo para atendimento de uma prescrição urgente, desde a separação até a entrega à Unidade de Internação, podia chegar a 30 minutos. Hoje, com a implantação da tecnologia e com os medicamentos e os materiais disponíveis instantaneamente para retirada pelo profissional de Enfermagem no próprio setor, foi possível constatar um índice de redução de prescrições urgentes para a farmácia central superior a 87%.

“A melhoria em termos de logística é evidente, e o principal beneficiado é o paciente, que é atendido com mais celeridade e eficiência”, atesta Meredick.

O sucesso da operação foi tão significativo que a instituição decidiu ampliá-la para outros setores. “Já iniciamos a ampliação para mais duas unidades. E as ações não param por aí: queremos avançar para outras áreas da instituição, haja vista a celeridade e o controle na dispensação de insumos”, finaliza o coordenador de Suprimentos.

Texto: Revista Visão Hospitalar/Federação Brasileira de Hospitais

 

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(43) 3379-2600

CENTRAL DE DOAÇÕES

(43) 3343-3300
 (43) 99998-3300

ONDE ESTAMOS

Rua Lucilla Ballalai, 212
Londrina-PR
CEP: 86015-520

REDES SOCIAIS

Copyright © 2018 HCL - Hospital do Câncer de Londrina. Todos os direitos reservados.